sábado, 19 de junho de 2010

A Kabbalah (cabala) significa receber em hebraico



È  um corpo de sabedoria mística que por muito tempo foi mantida como um segredo para o mundo. Durante milênios foi proibida para as mulheres e considerada um conhecimento secreto do judaísmo.
Segundo a mitologia hebraica, a cabala foi dada por D'us a Moisés, ou pelo anjo Raziel (ou o anjo Gabriel em outras versões) a Adão, como uma ferramenta para o homem se virar aqui na Terra, sendo depois transmitida oralmente de geração em geração.

A cabala é aquilo que não pode ser conhecido apenas através da ciência ou da busca intelectual.
Um conhecimento interior que tem sido passado de sábio para aluno desde o despertar dos tempos. Uma disciplina que desperta a consciência sobre a essência das coisas, é um sistema metafísico através do qual o iniciado (ou buscador) conhecerá D'us e o universo.
D'us, dentro do Judaísmo, preenche e contém o universo.
É conhecido como “EN SOF”, que pode ser traduzido como “INFINITO”.



Ela consiste em um conjunto de ensinamentos orais, textos e práticas que foram transmitidas por mestres iluminados. Ele contém uma reinterpretação revolucionária do texto bíblico através de uma simbologia complexa e de uma linguagem ambígua e até erótica que pode desestabilizar a razão e a fé dos menos preparados. A cabala é uma maneira de experienciar a religião judaica e suas crenças. É colocar em prática a sabedoria sagrada com a finalidade de sentir o divino mais próximo. É um contato direto com a presença de D'us, a sua essência. Costuma-se dizer que o homem necessita abrir sete cortinas para entrar em contato com a realidade, com a essência de tudo, até a união mística, isso se consegue através do estudo diário das técnicas de meditação que levam a um contato direto com Deus. É como uma gota retornando ao oceano, de volta à realidade divina. Não é um processo fácil. Dentro do misticismo judaico existe um lado de Deus, o “Ein Sof”, que é totalmente inacessível e incompreensível racionalmente.

Por outro lado, para tornar-se ativo e criativo, D'us criou as dez sefirot ou inteligências. As sefirot dentro de nós. As sefirot formam a Árvore da Vida, que não é apenas uma metáfora vertical em relação a Deus. Em sua representação horizontal ela representa os aspectos de Deus existentes dentro de nós. Na verdade um mapa para entendermos a manifestação de D'us. O D'us que saiu de si, se desdobrou para criar o universo. Cada sefirot é um aspecto da natureza de D'us. Elas nos ajudam a entender o mapa de como D'us atua no universo. Elas são, na verdade, um mapa de D'us manifesto no homem e na natureza. O micro imita o macro. Através da compreensão das sefirot, podemos entender as características humanas nos relacionamentos interpessoais e como esses aspectos influenciam nossas interações com o outro. Como D'us se manifesta também na natureza, devemos ficar atentos para preservarmos o meio ambiente, pois cada aspecto da natureza pode ser um portal para um contato com Deus: uma flor, uma célula, um átomo, uma estrela, a lua.


A Cabala nos mostra que é sobreviveu ao tempo e á razão e também não é religião,e  qualquer pessoa pode estudar se beneficiando da Kabbalah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário